Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Peltogyne maranhensis Huber ex Ducke VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 24-04-2012

Criterio: D2

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Peltogyne maranhensis, popularmente conhecida como "pau-roxo", é amplamente utilizada na fabricação de instrumentos musicais, e estudos científicos sugerem baixa densidade da espécie. Está sujeita a menos de cinco situações de ameaça, considerando sua presença dentro e fora de unidades de conservação (SNUC). Apesar de sua exploração ter sido liberada em alguns planos de manejo, os indivíduos localizados fora de unidades de conservação ficam suscetíveis à retirada descontrolada, o que pode transferir a espécie para uma categoria de ameaça mais alta em um futuro próximo, caso essa atividade não seja rigorosamente controlada.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Peltogyne maranhensis Huber ex Ducke;

Família: Fabaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Nome popular: "pau-roxo", "roxinho"

Potêncial valor econômico

​Madeira usada em instrumentos musicais.

Distribuição

Endêmica do Brasil. Norte (Pará), Nordeste (Maranhão), Centro-Oeste (Mato Grosso) (Lima, 2012).

Ameaças

1.3.3.2 Selective logging
Severidade very high
Detalhes Tomazello-Filho et al. (1983) cita as espécies madeireiras do Maranhão que pela volumetria apresentam com potencial econômico, mas a espécie não é incluída nessa condição. Supõe-se, por isso, que a espécie tenha baixa densidade. Mas seu uso em instrumentos musicais ainda conferem a extração. Biodiversitas (2005) relata a extração legalizada da espécie, no período de 02/01/2004 a 17/05/2005, de 62 m³ de matéria prima tora relativo as autorizações de uso alternativo do solo em que constava o nome científico Peltogyne maranhensis. Com relação as autorizações de plano de manejo florestal foi liberado a volumetria de 1298 m³ para a finalidade tora.

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Vulnerável" (VU) segundo a Lista vermelha do Pará (COEMA-PA, 2007)

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Considerada ameaçada pela Lista vermelha do Brasil, anexo 1 (MMA, 2008).

Usos

Referências

- CONSELHO ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE, PARÁ. Resolução COEMA nº 54 de 24 de outubro de 2007. Homologa a lista de espécies da flora e da fauna ameaçadas no Estado do Pará., Belém, PA, 2007.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- LIMA, H.C. DE. Peltogyne in Lista de Espécies da Flora do Brasi, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB078752>.

- TOMAZELLO-FILHO, M.; COUTO, H. T. Z. DO; CHIMELO, J. P.; GARCIA, P. V. Madeiras de Espécies Florestais do Estado do Maranhão I - Identificação e Aplicações. IPEF, n. 23, p. 21-28, 1983.

Como citar

CNCFlora. Peltogyne maranhensis in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Peltogyne maranhensis>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 24/04/2012 - 15:07:45